sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Luiza Brunet também tem vitiligo.

LUIZA BRUNET
A doença da bela
A ex-modelo fala pela primeira vez em seu site na internet que, desde os dois anos de idade, sofre de vitiligo, que causa despigmentação da pele

Luís Edmundo Araújo
Edu Lopes
Luiza tem manchas num dos pés, mãos, joelhos e cotovelos: “Por sorte elas são pequenas e nunca evoluíram”

Primeiro foi uma mancha branca “do tamanho de um grão de arroz” que apareceu no pé direito, quando ela tinha dois anos de idade. Mais tarde, manchas parecidas surgiram nos joelhos, mãos e cotovelos. Considerada uma das brasileiras mais belas de todos os tempos, a ex-modelo Luiza Brunet, 39 anos, surpreendeu ao afirmar pela primeira vez em seu site na internet, na sexta-feira 5, que desde bebê é portadora de vitiligo, doença que causa a despigmentação da pele. “Por sorte minhas manchas sempre foram muito pequenas. Elas nunca evoluíram, nem sei por quê”, afirma Luiza. “Resolvi falar mais abertamente para tentar diminuir o preconceito contra as pessoas que sofrem da doença e espero que a repercussão as ajude de alguma forma.”
Apesar de a primeira mancha ter aparecido ainda quando era bebê, Luiza só foi descobrir que tinha vitiligo na adolescência, quando estava prestes a iniciar a carreira de modelo. Nessa época, usou produtos para camuflar as manchas – dos pés, principalmente – durante desfiles e ensaios fotográficos. Hoje, porém, o único cuidado especial que mantém com a pele é o uso de bloqueador solar fator de proteção 60. “A pessoa com vitiligo que toma muito sol acaba perdendo melanina. Fica parecendo albina”, explica.
Luiza não segue qualquer tratamento para reduzir o tamanho das manchas e não se considera doente. “Isso pra mim não é doença porque nunca me afetou em nada. É um problema sem causa específica e sem uma cura definitiva. O melhor a fazer é se acostumar e não dar muita importância”, ensina. Segundo a dermatologista Mariza Hanna Ciciliani, do Centro de Fototerapia Puva, clínica especializada em tratamento de vitiligo, a causa do aparecimento da doença ainda é desconhecida, mas é sabido que problemas emocionais podem contribuir para o surgimento das manchas. Foi o que aconteceu com Luiza. “O parto do Antônio (Fernandez, dois anos, filho de Luiza) foi muito complicado. Fiquei estressada e acabaram surgindo pequenas manchas nas minhas mãos e cotovelos”, lembra ela.
Mesmo afirmando que nunca se preocupou com a doença, Luiza admite que o vitiligo pode causar problemas de depressão nos portadores. “Quem é muito vaidoso pode se sentir imperfeito. Nesse caso, um tratamento psicológico ajuda a aprender a conviver com o problema”, ensina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário