quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Tratamento Vitiligo

Vitiligo é uma anormalidade generalizada do sistema imunológico que resulta em manchas brancas no corpo; e não existem atualmente meios aceitáveis permanentes para parar este processo. Quando falamos de tratar vitiligo, isso significa eliminar as manchas brancas independentemente se a raiz da causa foi resolvido ou não.
A seguir as possíveis opções de tratamento de desordens cutâneas de vitiligo

Remédios caseiros

Vários métodos e remédios são usados pelas pessoas sofrendo desta doença, que vão desde simples modificações da alimentação até a ingestão de psoralenos. Os benefícios são tão variáveis quanto a natureza dos remédios. O mais eficaz de todos estes é o uso de psoralenos, mas o uso sem supervisão por um especialista tem um elevado potencial de efeitos colaterais que podem impedir a sua utilização.

Tratamentos alternativos

Psoralenos são um grupo de substâncias de origem natural que podem sensibilizar a pele humana para o efeito de bronzear da luz UV (luz solar), aumentando, assim, a pigmentação. É por esta qualidade importante são usados ha séculos com sucesso para o tratamento de vitiligo.
Psoraleno é encontrado naturalmente nas sementes da Psoralea corylifolia, uma planta importante no sistema de medicina indiana, no Ayurvedic. Também é encontrada na figueira comum,na salsa, na madeira de Satin da Índia do Oeste e no aipo.

Terapia oral de psoralenos

É comumente usado até como remédio caseiro para o vitiligo, no qual a planta Psoralea corylifolia é ingerida em diversas receitas. Um exemplo comum é de imergir as partes da planta na água durante a noite e beber esta água de manhã.
O remédio é bastante eficaz quando combinado com a exposição solar, mas muito poucas pessoas continuam a usá-lo, pelas seguintes razões:
  1. Sabor extremamente desagradável
  2. Normalmente grandes quantidades são necessárias para a ingestão oral, que é muito incômodo
  3. Intolerância e efeitos colaterais em forma de náuseas e sintomas alérgicos
  4. Excesso de Pigmentação indesejada do corpo inteiro
  5. A pigmentação normalmente é temporária e perde-se gradualmente após a suspensão do tratamento
Precauções: Psoralenos são substâncias muito potentes, e não devem ser usados sem conhecimento adequado da sua utilização.

Terapia local de psoralenos

A aplicação do remédio na área alvo da pele é uma alternativa muito inteligente e conveniente comparada com a ingestão oral. Ela pode sensibilizar a pele, mesmo localmente, que posteriormente ganharia cor quando exposta ao sol.
Vários métodos de aplicações locais são recomendadas por diferentes autoridades quer dizer extratos, óleos e fórmulas, nas quais a substância é usada isoladamente ou em receitas complexas em conjunto com outros materiais herbáticos.
Anti-Vitiligo ™, que é atualmente o mais potente tratamento para vitiligo contém psoralea corylifolia na concentração de 8% de peso, juntamente com três outros componentes que modulam e reforçam a ação deste foto-sensibilizador. Esta combinação tem resultado em re-pigmentação quase permanente comparado com o efeito temporário da terapia oral de psoralinos.

Homeopatia

Homeopatia como o medicina alopática acreditam que vitiligo seja uma doença sistêmica, com expressão local. Eles, porém, diferem no tipo de tratamento, porque homeopatia não oferece qualquer remédio para aplicação local. Destina-se à descoberta e recuperação de anormalidades na constituição do corpo. Isso significa necessariamente que o paciente tem que ser tratado e é supervisionado por profissionais homeopáticos.

Ayurveda

Ayurveda inclui sistemas naturais de remédios herbáticos/naturais, além de algumas outras disciplinas como a cirurgia e a utilização de metais pesados. O método de tratamento de vitiligo é semelhante aos métodos herbáticos/ totalmente naturais. Alguns dos especialistas também recomendam vômitos terapêuticos e purgativos para vitiligo.

Medicina Moderna

A medicina moderna usa esteróides ou psoralenos localmente ou oralmente psoralenos. Terapias de medicamentos receitados são aqueles que são regulamentados por lei e sua venda sem receita de um profissional é geralmente proibida. Suas vantagens e efeitos colaterais são estudados cientificamente e têm uma grande base de evidências para provar as conclusões. A principal desvantagem porém é que são muito caras e não tão eficaz contra vitiligo, como alguns dos produtos à base de plantas.

Terapia Local com Esteróides

Esteróides são supressores bastante potentes da imunidade e, conseqüentemente, podem ser benéficos em doenças auto-imunes. Normalmente são usados em forma de pomadas e cremes para tratamento local durante as fases iniciais do vitiligo. Esteróides mais suaves são utilizados para crianças e mais potentes para adultos. Eles normalmente são recomendados para um período de três meses, o efeito é geralmente temporário. Efeitos colaterais locais e sistemáticos podem limitar a utilização destes agentes para uma aplicação prolongada.
Esteróides são quimicamente relacionados com o cortisol, o principal hormônio produzido pelas glândulas supra-renais. Elas são menos potentes do que a foto-quimioterapia com psoralenos no tratamento do vitiligo.

Foto-quimioterapia com Psoralenos

Psoralenos são um grupo de substâncias de origem natural, que podem sensibilizar a pele humana para o efeito de bronzeamento de luz UV (luz solar), aumentando, assim, a pigmentação. Por causa desta qualidade importante psoralenos foram usadas com sucesso para o tratamento de vitiligo há séculos.
Psoraleno é encontrado naturalmente nas sementes da Psoralea corylifolia, uma planta importante no sistema de medicina indiana, no Ayurveda. Também é encontrada na figueira comum, salsa, madeira de Satin da Índia do Oeste e aipo (salsão).

Terapia Cirúrgica

Transplantes autólogos de pele

Pele contendo pigmentos é transferida através de cirurgia de uma área normal do corpo até uma área onde não tem pigmentos. O sucesso geralmente não é previsível e o resultado pode ser menos aceitável do que a base de partida. Considerando ainda o custo, o incômodo e os riscos de complicações cirúrgicas como cicatrizes e infecções, este tratamento torna-se uma opção de risco bastante elevado.

Enxertos de pele utilizando bolhas

Trata-se de uma variação da técnica de transplantes, na qual bolhas são criadas artificialmente na pele contendo pigmentos e, depois, cortadas são transplantadas para o lugar desejado. O risco de cicatrizes é menor do que a técnica normal, mas o sucesso, em forma de re-pigmentação não é muito animador.

Transplantes Autólogos de Melanocyte

Pele contendo pigmentos é transferida através de cirurgia de uma área normal do corpo até uma área onde não tem pigmentos. O sucesso geralmente não é previsível e o resultado pode ser menos aceitável do que a base de partida. Considerando ainda o custo, o incômodo e os riscos de complicações cirúrgicas como cicatrizes e infecções, este tratamento torna-se uma opção de risco bastante elevado.

Tatuagens

Tatuagem é usada como uma técnica de camuflagem, mas é feita com pigmentos artificiais que são depositados na pele, com a ajuda de agulhas tradicionais de tatuagem ou por técnicas cirúrgicas na presente era científica. A precisão da cor desejada depende da habilidade da pessoa que faz. A tatuagem vai funcionar melhor para peles escuras, mas as cores podem tornar-se mais claras com o passar do tempo. Existem riscos sérios de infecções que possam espalhar-se com tatuagem através de métodos tradicionais. A tatuagem só deve ser realizada por profissionais certificados e licenciadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário